sexta-feira, 12 de março de 2010

Hepatite B



O vírus que causa a hepatite B (VHB) é um vírus DNA, transmitido por sangue (transfusões, agulhas contaminadas, relação sexual, após o parto, instrumentos cirúrgicos ou odontológicos, etc.). Não se adquire hepatite B através de talheres, pratos, beijo, abraço ou qualquer outro tipo de atividade social aonde não ocorra contato com sangue. Após a infecção, o vírus concentra-se quase que totalmente nas células do fígado, aonde seu DNA fará o hepatócito construir novos vírus.
O vírus da hepatite B é resistente, chegando a sobreviver 7 dias no ambiente externo em condições normais e com risco de, se entrar em contato com sangue através de picada de agulha, corte ou machucados (incluindo procedimentos de manicure com instrumentos contaminados), levar a infecção em 5 a 40% das pessoas não vacinadas (o risco é maior do que o observado para o vírus da hepatite C - 3 a 10% ou o da AIDS - 0,2-0,5%).
Se ligue!!!
Yonne Karoline Rocha-200.3-Enfermagem.

Um comentário:

  1. Pessoal,

    Muito importante postar sobre uma doença de importante expressão no Brasil, principalmente por ser de relativa facilidade sua prevenção.

    Mas me digam uma coisa: Que coisa medonha é essa na imagem?
    Seria melhor representar com outra forma de tatuagem, não?

    Mas não se acanhem, todos nós estamos aprendendo.

    Valeu pela boa leitura.

    ResponderExcluir