domingo, 11 de abril de 2010

HIPERTENSÃO MALIGNA

A hipertensão maligna é uma emergência médica caracterizada por uma elevação súbita e acentuada da pressão sangüínea. As causas são desconhecidas, mas muitas vezes existe história de hipertensão, especialmente de hipertensão causada por problemas renais (hipertensão secundária).

Esta doença atinge cerca de 3 em cada 10.000 pessoas, tanto crianças como adultos. É mais comum entre adultos jovens, especialmente homens da raça negra. Ocorre também em mulheres com toxemia gravídica e em pessoas com distúrbios do colágeno renais ou vasculares. Uma história de insuficiência renal ou hipertensão renal causada por estenose de artéria renal indica alto risco de hipertensão maligna.

Ocorre elevação súbita da pressão sangüínea, gerada por causas imperceptíveis. A doença pode desencadear graves conseqüências, permanentes e potencialmente letais, a partir dos danos causados pela pressão sobre diversos órgãos, entre os quais o cérebro, olhos, vasos sangüíneos, coração e rins. Os vasos sangüíneos dos rins são altamente susceptíveis aos danos causados pela pressão, podendo desenvolver-se uma insuficiência renal aguda. Esta insuficiência renal pode tornar-se permanente.
Figuras


ANTÔNIO GONÇALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário